Como escolher um serviço de coleta de dados móvel?

Tabela de Conteúdos

Escolher o serviço de coleta de dados com dispositivos móveis adequado pode economizar tempo e dinheiro de sua empresa e pode ajudá-lo a capturar dados precisos que lhe permitirão tomar as melhores decisões em seu negócio.

A coleta de dados com dispositivos móveis (do inglês Mobile Data Collection – MDC) é o método de coleta de qualquer tipo de informação usando um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet. A tecnologia móvel facilita a coleta e a avaliação de dados, garantindo que sejam enviados diretamente para o servidor da plataforma. Esse método acelera o processo porque as informações podem ser enviadas em tempo real, tornando-se imediatamente disponíveis para visualização e compartilhamento.

Existem vários aplicativos e plataformas para coletar dados usando telefones celulares e outros dispositivos. Escolher o serviço móvel de coleta de dados correto pode economizar tempo e dinheiro. Pode ajudá-lo a capturar informações precisas e relevantes que lhe permitirão tomar as melhores decisões. Entender os pontos fortes e fracos dos diferentes métodos te ajudará a escolher o caminho certo para executar os projetos da sua empresa.

A coleta de dados com dispositivos móveis é o método certo para você?

O primeiro passo é descobrir se a coleta de dados com dispositivos móveis é apropriada para o seu projeto. Para avaliar essa questão, você precisa considerar os métodos que utilizará para coletar dados. A maioria das avaliações são feitas com pesquisas, para as quais o MDC é adequado. Também é essencial avaliar o tipo de informação que você coletará. Você precisa de informações quantitativas ou qualitativas?

Depois de decidir se a coleta de dados com dispositivos móveis é o método mais eficiente para atingir as metas da sua empresa, você precisará avaliar quais serviços disponíveis no mercado são os mais adequados para você.

O que você deve considerar antes de escolher um serviço de coleta de dados com dispositivos móveis?

Suas necessidades de dados. Que tipo de dados você está procurando? Para que os dados serão usados? Você precisa monitorar as operações em andamento para tomar decisões na empresa ou é um projeto único que será repetido depois de alguns meses? Se os dados que você coletar forem pessoais ou confidenciais, você deve garantir que o serviço de coleta de dados com dispositivos móveis forneça os recursos necessários de privacidade e segurança.

O local de coleta dos dados. Fatores como infraestrutura, segurança e cobertura de rede devem ser considerados ao selecionar um serviço de coleta de dados com dispositivos móveis. Também é aconselhável fazer as seguintes perguntas: Qual é a cobertura da rede na área onde você coletará dados? Você precisa de uma conexão de internet estável disponível ou precisa de uma ferramenta que funcione off-line? Se você não tem cobertura de rede, você poderia fazer o upload de dados por meio de um link da Internet ou precisaria de um ponto de Wi-Fi portátil? Existem alguns serviços de coleta de dados com dispositivos móveis que podem funcionar sem cobertura de rede. É muito importante conhecer as características da área em que você e os membros da sua equipe trabalharão. É um lugar seguro? Seria seguro para um funcionário que coletará os dados transportar qualquer dispositivo móvel?

Custos a curto e a longo prazo. Qual orçamento disponível e quais recursos você tem? Você tem funcionários que podem programar e usar a ferramenta escolhida? Eles precisam de treinamento para aprender a trabalhar com um aplicativo de coleta de dados? Você tem orçamento para uma solução interna ou terceirizada? Seu plano de orçamento deve incluir custos como licença, dispositivo, manutenção, suporte e custos de treinamento associados à plataforma MDC.

O número de pesquisas que sua empresa precisa fazer em um dado período de tempo. Quantas pessoas usarão o aplicativo para coletar dados? Quantas pesquisas você enviará? Quantos itens tem o questionário para a coleta de dados? Algumas plataformas de coleta de dados com dispositivos móveis fornecem licenças para um número ilimitado de usuários  e de pesquisas carregadas no servidor, enquanto outras oferecem um modelo de licenciamento por usuário.

Quais dispositivos o pessoal responsável pela coleta de dados usará? Alguns serviços de coleta de dados com dispositivos móveis funcionam melhor no Android. Os funcionários responsáveis pela coleta de dados usarão dispositivos próprios ou fornecidos pela empresa? Em ambos os casos, você deve garantir que os dispositivos sejam compatíveis com a plataforma selecionada.

Análise de dados. Você precisa de resultados exibidos em tabelas e gráficos em tempo real? Algumas plataformas de coleta de dados com dispositivos móveis oferecem painéis com tabelas e gráficos que são imediatamente gerados, à medida que os dados são coletados. Outros exigem que os dados sejam exportados antes que possam ser visualizados ou analisados. Você prefere analisar os dados assim que forem enviados, ou prefere exportar as informações para avaliar depois? De onde você tirará os dados? Você obterá informações de beneficiários ou clientes diretamente através de um sistema SMS ou URA ou usará canais intermediários? Onde você armazenará seus dados? Essas questões é relevante porque afeta a análise que você pode fazer e quem terá acesso a ela.

Plataforma de fácil utilização. O design da plataforma oferece uma experiência agradável? Ao comparar serviços de coleta de dados com dispositivos móveis, esse problema pode parecer irrelevante, mas é muito importante. Um método e um design mais intuitivos podem economizar o tempo de quem coletará os dados.

DataScope

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.