Usar ou não Google Forms na sua empresa? Decida com esse artigo

Tabela de Conteúdos

Google Forms é a ferramenta do Google para criar formulários digitais, incluida na Google Suits, a plataforma de soluções digitais da empresa. Com Google Forms é possível criar formulários online e compartilhá-los para que sejam respondidos. Google oferece diversos formatos de perguntas, tais como de texto, seleção múltipla, caixas de verificação, escala linear, dentre outras, para construir o formulário conforme a necessidade do usuário.

Mas, será que Google Forms pode atender a todas as necessidades do usuário para a coleta de dados? Abaixo citamos as principais vantagens e desvantagens da ferramenta do Google para criar formulários.

  • Vantagens

-Grátis! A ferramenta, assim como várias outras ferramentas disponíveis na Google Suit, é totalmente gratuita.

-Fácil de obter. Para começar a trabalhar com o Google Forms, basta ter uma conta em Google, a mesma que é utilizada no Gmail ou Google Drive, por exemplo.

-Intuitiva. Com Interface simples, qualquer usuário com conhecimentos básicos consegue criar e compartilhar formulários. Além disso, é possível ver como está ficando o template do seu formulário conforme ele é elaborado e organizar a ordem das perguntas.

-Relatórios em tempo real. O Google Forms salva os resultados dos formulários respondidos e, graças à integração com Google Sheets, é possível obter gráficos e relatórios atualizados na hora!

-Sem limites de perguntas! A plataforma te permite montar um formulário com a quantidade de perguntas que você quiser.

  • Desvantagens

– Só funciona online. Esse ponto é muito importante para empresas, já que, quando se trabalha com coleta de dados, é comum sofrer com a falta de conexão a internet. Nesse caso o Google Forms não poderá ajudar. O compartilhamento dos formulários do Google é feito mediante a um link ou e-mail, que não poderão ser atualizados sem conexão.

-Pouco seguro. Embora a segurança da informação seja uma das prioridades do Google, quando se responde um dos formulários da plataforma, não é possível obter a informação exata de quem respondeu e onde, já que os formulários não registram GPS e não há garantias de que o link ou email dos formulários não seja utilizado por outra pessoa.

-Limitações de fotos e planilhas. As fotos ingressadas como respostas no Google Forms são automaticamente reduzidas pela plataforma, e isso não é personalizável. A planilha com os resultados obtidos, que é criada no Google Sheets, também não pode superar 256 colunas e 400.000 células.

-Suporte falho. Devido ao tamanho da plataforma Google, obter um serviço de suporte mais exclusivo e tirar suas dúvidas com um atendente é bem complicado. Os questionamentos que surgem usando a solução devem ser solucionados com a ajuda dos guias do Google Suporte e ser atendido por um funcionário Google pode demorar dias.


Embora muito vantajosa, a solução para formulários online de Google esbarra em algumas limitações que impedem o uso, principalmente profissional, de seus formulários. Por isso, existem outras ferramentas, com as mesmas características, voltadas a empresas, como a DataScope, onde é possível trabalhar sem acesso a internet, os formulários podem ser compartilhados somente com usuários adicionados à conta e registram nome do responsável e geolocalização das respostas. Outra vantagem é que a plataforma é completamente adaptável às necessidades de cada companhia e conta com um serviço de suporte via chat, email e telefone.

Também é possível provar gratuitamente a solução sem limite de tempo.



Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Gabriela Dobre
Gabriela Dobre
Growth Marketing @DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.