Integrações de API: 5 maneiras de usá-las em seus negócios

Tabela de Conteúdos

Uma API (sigla para Application Programming Interface) é um software que permite que dois ou mais aplicativos se conectem. De forma simples, é o mensageiro que entrega sua solicitação ao provedor e, em seguida, devolve a resposta para você. É uma interface que permite que um aplicativo converse com outro através de comandos simples.
 
Quando os desenvolvedores escrevem um código, eles geralmente não começam do zero. As APIs permitem que eles escrevam códigos usando uma estrutura preexistente, para que possam se concentrar na solução que seus aplicativos propõem, em vez de tentar reinventar a roda cada vez que escrevem um novo programa. 
 
Basicamente, uma API funciona um pouco como uma tomada elétrica, que é uma maneira padronizada de um dispositivo acessar e usar a infraestrutura pré-existente. Pense em como você usa qualquer dispositivo elétrico: você não precisa de um gerador portátil para conectá-los. Tudo o que precisa fazer é conectá-lo à rede existente. Da mesma forma, um desenvolvedor pode “conectar” seus programas a um software existente.

O que é uma integração de API?

As integrações de API permitem que as empresas automatizem tarefas, integrando seus programas e bancos de dados aos aplicações relacionadas ao seu setor de atuação. Eles garantem uma comunicação suave e contínua entre vários aplicativos e permitem que os funcionários obtenham as vantagens de vários aplicativos baseados em nuvem ao mesmo tempo em que enfatizam a inovação do produto.
 
As APIs também permitem que empresas de diversas áreas lancem iniciativas inovadoras de maneira ágil e eficiente, sem gastar muito tempo e dinheiro.

Como as APIs podem ser úteis em sua empresa?

Para as empresas, as APIs permitem criar soluções que ofereçam melhores experiências aos clientes sem aumentar significativamente o seu custo. Elas também podem otimizar as operações comerciais.
 
Alguns dos benefícios do uso de APIs são:
 

Facilidade de integração

Uma API é um componente que permite que diferentes plataformas, aplicativos e sistemas se conectem e compartilhem informações entre si, realizando diversos tipos de tarefas. Por exemplo, um determinado software pode ser usado dentro de outro ou conectado a outras ferramentas para otimizar certos processos.

Melhor integração

As APIs simplificam e facilitam a integração, permitindo que diferentes softwares reorganizem suas inter-relações de acordo com as necessidades específicas da sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa pode obter melhores resultados enquanto reduz os custos de desenvolvimento. Externamente, você pode integrar seus aplicativos a terceiros para otimizar sua funcionalidade e melhorar a usabilidade.

Automatizando tarefas

A integração de aplicativos é a base de grande parte das estratégias de automação para as quais as APIs se tornam indispensáveis. As integrações automatizam tarefas manuais para gerar uma transição suave e sem esforço entre aplicativos vinculados. Graças à automação e integração de processos, sua empresa pode poupar custos, tempo e esforços.

Serviços aprimorados

As APIs simplificam a implementação de novos aplicativos, modelos de negócios e produtos digitais, e permitem uma complementação efetiva com produtos ou serviços de terceiros, enquanto melhoram seu desenvolvimento. Por esse motivo, muitos desenvolvedores e empreendedores estão dispostos a pagar por seu uso.

Inovação

As APIs são também essenciais para a transformação digital e para a criação e desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. Elas são a base da economia de aplicativos, que podem ser desenvolvidos mais rapidamente, melhor e com um custo mais baixo.
 
Elas permitem que o software seja complementado com produtos ou serviços digitais de terceiros, a fim de facilitar o desenvolvimento. Além disso, uma boa API pode ajudar a expandir a presença da marca no mercado.
 
O DataScope pode ser integrado a qualquer plataforma que tenha acesso a um serviço da Web habilitado à integração e pode ser incorporado a mais de 5000 plataformas através do Zapier. 
 
Se você deseja saber como integrar suas plataformas ao DataScope, clique aqui.
APIs permitem que as empresas criem soluções que otimizam suas operações e podem proporcionar melhor experiência para o cliente sem gastar muitos recursos.
DataScope Logotipo
O DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Carlos Carvajal
Carlos Carvajal
Head of Growth @DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.