Como as empresas podem lidar com o Coronavírus?

Tabela de Conteúdos

O Coronavírus está afetando pessoas e empresas em todo o mundo. Embora os casos continuem a aumentar, já é de entendimento geral que não devemos entrar em pânico e que manter a serenidade neste período é essencial. As empresas já estão estabelecendo planos de emergência e se preparando para um possível surto, que deverá impactar os mercados durante os próximos meses e ao longo do ano. Na Ásia, Europa e até mesmo no Brasil vemos a crescente prática do trabalho remoto e da utilização de chamadas de vídeo pela manhã para o alinhamento da equipe, por exemplo. Empresas de entrega de comida em casa (delivery), plataformas de vídeo on-line e provedores de serviços virtuais estão enfrentando uma demanda crescente de seus serviços, uma vez que grande parte da população encontra-se em quarentena para proteger-se da contaminação crescente do COVID-19.
Embora algumas empresas continuem operando como de costume, outras terão que implementar um plano B. Separamos neste artigo algumas dicas importantes que podem ajudar a manter suas operações nestes momentos desafiadores:
 
Coronavírus: dicas para empresas e funcionários
Entre em contato com a equipe
Converse sobre a pandemia com seus colaboradores. Todos estamos muito preocupados com a nossa saúde e de nossos familiares, e como podemos continuar trabalhando à medida que mais organizações e empresas têm suas operações suspensas. É importante ouvir o que sua equipe quer dizer e mantê-los informados sobre as atualizações mais recentes. Tente obter informações apenas de fontes confiáveis e oficiais, da mídia certificada, departamentos governamentais ou profissionais de saúde dedicados à investigação do vírus.
 
Se possível, implemente uma política de trabalho remoto
A crise do novo Coronavírus está incentivando as empresas a implementar políticas de teletrabalho. Ter uma política de trabalho remoto estabelecida é parte essencial para colocar seus colaboradores, mesmo que de maneira remota, na mesma página e estabelecer medidas específicas para monitorar o trabalho, incentivar a comunicação e fazer com que todos os membros da equipe entendam o fluxo de trabalho. É importante definir pontos como: como devem se comunicar, entender os prazos e o que fazer em caso de imprevistos. Caso não seja possível estabelecer o teletrabalho, você pode implementar turnos de trabalho flexíveis, visando diminuir a possibilidade de transmissão no escritório e durante os trajetos de casa até a empresa.


Invista em tecnologia apropriada
Embora a maioria das pessoas tenha um smartphone, um computador e uma conexão à Internet, algumas podem não ter banda larga suficiente em casa para realizar o mesmo trabalho que fazem no escritório. Algumas empresas podem não ter as ferramentas de colaboração adequadas para permitir trabalho remoto. Para começar, é essencial aprender o básico para se comunicar efetivamente com seus colaboradores em um ambiente remoto. Depois, você deve revisar as melhores ferramentas de mensagens e colaboração para selecionar as mais adequadas para sua organização. Para oferecer suporte adequado ao trabalho remoto, seu departamento de TI ou Sistemas pode investir em ferramentas de bate-papo, soluções de vídeo e um sistema de telefone compatível com dispositivos móveis.
 
Não descuide da segurança na rede
Para trabalhar em casa, seus funcionários precisam ter um bom computador e uma conexão VPN (rede virtual privada), o que lhes permite criar uma rede local que pode manter sua equipe conectada pela Internet. O acesso aberto à rede de uma empresa via Internet não é aconselhável do ponto de vista da segurança. Uma rede VPN reduz esse risco, protegendo o acesso com uma conexão criptografada.
 
Crie uma política de gerenciamento de crise
Muitas empresas nunca haviam vivenciado uma crise nesta escala. Um bom planejamento de crise abrange vários itens, incluindo os procedimentos e a linha do tempo do trabalho remoto. Eles devem incluir medidas como a forma como as pessoas devem trabalhar em casa e que ferramentas devem utilizar para realizar seu trabalho, quando realizar reuniões, entre outras atividades. Também é importante incorporar itens como cobertura de seguro para fechamento de negócios ou cancelamento de viagens e determinar como obter recursos em momentos de crise, quais linhas de crédito estão abertas, alternativas para a cadeia de suprimentos e outras medidas relevantes.
 
Mantenha os espaços comuns limpos o tempo todo
Se algumas instalações ainda estiverem abertas ao público, é obrigatório manter os escritórios e espaços públicos extremamente limpos. Os sintomas do Coronavírus são semelhantes à gripe e incluem tosse, febre ou falta de ar. Portanto, para evitar a transmissão, todas as superfícies e objetos com os quais as pessoas entram em contato devem ser limpos e desinfetados regularmente.
  
Prepare-se para uma recuperação mais rápida
Apenas seis semanas após o surto inicial, a China parece estar nos estágios iniciais de recuperação. A retração do mercado está atualmente em 73% em relação aos índices de 2019, em comparação com 62% na pior época da epidemia, e a confiança parece estar retornando, como observado nas transações imobiliárias, que chegaram a cair para 1% em relação à 2019, mas desde então se recuperaram para 47%.
 
Conclusão
Embora o COVID-19 pareça estar piorando em todo o mundo, a melhor coisa a fazer neste momento é ser proativo e fazer as alterações necessárias para seguir operando, mesmo que seus funcionários não estejam fisicamente presentes. Ninguém tem a chave para enfrentar esta crise, mas podemos aprender com o que está acontecendo em outros países e ter um plano A e um plano B para enfrentar a atual pandemia sem entrar em pânico e sem interromper os negócios.
 DataScope Logotipo
DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.