Os melhores aplicativos de bate-papo em equipe para sua empresa

Tabela de Conteúdos

Desde a origem da comunicação, de pictogramas gravados em pedra até os aplicativos de bate-papo mais recentes, estamos em constante busca das melhores maneiras para nos  comunicarmos. Não é surpresa que o AIM e o MSN Messenger tenham sido as atrações mais fortes da Internet nos anos 90, enquanto aplicativos de mensagens como WhatsApp e LINE estão entre os aplicativos mais utilizados hoje em dia. É fato, nós gostamos e precisamos conversar.
Os e-mails exigem uma resposta em um formato antigo, de carta, com um título, etc. As videochamadas podem ser tão frustrantes de agendar quanto uma reunião presencial. O bate-papo ou chat pode simplificar tudo isso. Digite uma mensagem rápida, obtenha uma resposta igualmente curta ou talvez apenas um emoji e continue seu trabalho. Simples, rápido e descomplicado. É assim que falamos com amigos e familiares hoje e, cada vez mais, é também como o trabalho vai ser realizado daqui para a frente.
Os melhores aplicativos de bate-papo atualmente ajudam a organizar conversas em equipe sobre vários tópicos, pesquisar nos arquivos da empresa para ver se uma pergunta já foi respondida e acelerar a informação compartilhada com bots e integrações disponíveis. Aqui estão os melhores recursos dos aplicativos de bate-papo em equipe atualmente no mercado, para que você possa escolher a ferramenta perfeita para sua empresa.
Este artigo originalmente comparou 11 aplicativos de bate-papo, alguns meses após o lançamento do Slack. Hoje, mais da metade desses aplicativos estão inoperantes – e uma dúzia de novos aplicativos está em seu lugar. Testamos todos eles para que você possa escolher o melhor aplicativo de bate-papo em equipe em 2018.


Por que você deve usar um aplicativo de bate-papo para sua equipe?


Há muitas maneiras de conversar com sua equipe, desde e-mail e telefonemas tradicionais até videoconferência e redes sociais. Até o SMS pode funcionar.
O bate-papo é semelhante, mas seu principal benefício é que ele mantém todas as comunicações da sua empresa em um único local, facilitando a conversa de todos com chats em grupo ou privados. Chega de procurar o endereço de e-mail de um membro da equipe; todos estão a um toque de distância, em seu próprio telefone. E se uma chamada for mais direta, os aplicativos de bate-papo geralmente incluem chamadas em conferência, bate-papo por vídeo e ferramentas de compartilhamento de tela.
Os aplicativos de bate-papo mantêm as conversas organizadas em grupos, geralmente chamadas de canais ou salas. Normalmente, haverá um grupo Geral para discussões aleatórias, juntamente com grupos para cada equipe ou tópico que sua empresa está discutindo – e talvez alguns grupos divertidos sobre animais de estimação, música e outros hobbies. Os grupos geralmente são públicos, onde todos podem participar. Em seguida, há mensagens privadas, nas quais você pode enviar mensagens diretamente a um colega ou conversar com um grupo menor, a parte das conversas com toda a equipe.
Unir tudo isso é uma das grandes vantagens dos aplicativos de bate-papo.Em vez de precisar buscar em diversos locais uma mensagem antiga, eles oferecem um lugar para tudo, desde conversas aleatórias até mensagens privadas com seu chefe. Isso economizará tempo e poderá desencadear discussões produtivas – ou apenas boas risadas de GIFs – que manterão sua empresa como um local interessante para trabalhar.
Agora, basta encontrar o aplicativo com a combinação perfeita de recursos para sua equipe:


Os 12 melhores aplicativos de bate-papo (na nossa opnião): 

  • Slack  para um local de trabalho com bate-papo efetivo e fácil de usar
  • Twist para bate-papo centralizado em conversas
  • Microsoft Teams para discussões sobre documentos e reuniões
  • Google Hangouts Chat para chats que complementam as conversas
  • Flock para tomar decisões no chat
  • Discord  para bate-papo por voz sempre disponível 
  • Cisco Webex Teams para compartilhar idéias no bate-papo
  • Mattermost para bate-papo em equipe auto-hospedado
  • ChatWork para conversar entre equipes diferentes 
  • Ryver para adicionar mais detalhes a mensagens importantes
  • Zoho Cliq para ter várias conversas ao mesmo tempo
  • RingCentral Glip para bate-papo em equipe com foco em chamadas

Slack (Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Web)
Para um local de trabalho com bate-papo efetivo e fácil de usar

O Slack, um dos maiores neste segmento, é o aplicativo de bate-papo para equipes que você provavelmente já ouviu falar e já experimentou. Lançado em meados de 2013 pela equipe que construiu o Flickr, rapidamente se tornou uma das maneiras mais populares de conversar em grupos. Este ano, o Slack chegou a adquirir seu concorrente mais próximo original, o HipChat, junto com o Stride, o mais novo substituto do HipChat. O Slack é facilmente o aplicativo de bate-papo para equipes mais popular atualmente.
Com o Slack você pode fazer muito mais do que apenas conversar. A ferramenta Slackbot interna do Slack pode lembrá-lo de mensagens – ou definir um lembrete sobre qualquer coisa que você precise lembrar. Os Slack Bots personalizados que você pode criar e instalar são a principal razão pela qual os robôs se tornaram uma ótima ferramenta nos últimos anos, com dispositivos que podem iniciar projetos, processar números e aprovar faturas diretamente no bate-papo da equipe. Há mais do que apenas bots também. Você pode personalizar a aparência da ferramenta com diferentes temas, por exemplo. Suas reações baseadas em emoji são uma versão avançada do botão Like do Facebook. E sua ferramenta de conversas permite transformar qualquer mensagem de bate-papo em um mini-canal sobre esse tópico.
O Slack é muito bom para ir além do trabalho – ou para coordenar vários projetos de cada vez. Você pode participar de várias equipes no Slack para manter seu grupo de leitura, projeto paralelo e bate-papo de trabalho todos juntos no mesmo aplicativo.
Preço do Slack: Gratuito para usuários ilimitados, chamadas individuais e histórico de mensagens de 10k; de USD 8 / mês por usuário no Plano Padrão com histórico ilimitado, compartilhamento de tela e videochamadas em equipe.
Crie seus próprios bots de bate-papo com as integrações do Zapier’s Slack.
Saiba mais em nosso passo a passo do Slack.


Twist (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
Para um bate-papo centralizado em conversas
twist
Os aplicativos de bate-papo são ótimos para conversas em tempo real, gerando uma lista cronológica de mensagens. Mas quando tudo é apenas mais um comentário no canal Geral da sua equipe, é fácil perder informações valiosas se você não conseguir ler todas as mensagens.
O Twist, um aplicativo de bate-papo da equipe Todoist, muda isso ao transformar todos os bate-papos da equipe em threads. Ele inclui canais padrão para conversas em grupo – mas separa as conversas quando você quer dizer algo, precisa comentar um tópico existente ou iniciar um novo assunto. Isso mantém cada conversa separada e ajuda você a ver sobre o que sua equipe falou enquanto você estava fora.
Para uma experiência de bate-papo mais tradicional, a seção Mensagens permite enviar mensagens diretas para qualquer pessoa da sua equipe ou formar um grupo menor, para discussões privadas. E, se você precisar executar uma ação em qualquer mensagem ou tópico, basta clicar no botão Todoist no canto superior direito para adicionar uma nova tarefa à sua lista de tarefas já existentes, e que se vincula à conversa original.


Microsoft Teams (Android, iOS, Windows, Mac, Web)

Para discussões sobre documentos e reuniões
288135670336d3c8e48b9f1c05b79fd0
A Microsoft projetou seu aplicativo de bate-papo “Microsoft Teams” para reuniões e documentos. Funciona bem em conversas aleatórias, mas é uma excelente opção quando você está elaborando uma proposta ou delineando um projeto em conjunto com uma equipe.
O Microsoft Teams organiza canais em equipes. Convide todos que devem fazer parte dessa equipe e eles poderão participar automaticamente de todos os canais dessa equipe. Lá, você pode conversar como sempre, com um botão Responder em todas as mensagens para transformá-lo em um tópico. Precisa escrever algo mais? Toque no botão A para obter um editor de texto completo, onde é possível escrever uma mensagem no estilo de email com um indicador de assunto e importância. Ou você pode escrever documentos para um registro permanente do que sua equipe fez e compartilhar documentos do Office Online em seu bate-papo.
Então, sempre que você tiver uma reunião, o Microsoft Teams cria uma nova sala de bate-papo apenas para essa reunião. Você pode participar de uma videochamada, compartilhar sua tela e registrar todas as discussões em mensagens longas. É quase um e-mail reinventado.


Bate-papo do Google Hangouts
Para chats que complementam suas conversas
google hang
Uma das maneiras mais recentes de conversar com sua equipe é o Google Hangouts Chat, um companheiro de bate-papo para o popular vídeo chat do Hangouts. Como todos os outros aplicativos do G Suite, se sua empresa usa o G Suite para seu e-mail, todos na sua equipe obtêm acesso automaticamente.
O Google criou o Hangouts Chat para conversas em salas semi-privadas. Você pode convidar membros da equipe para salas criadas, mas elas não são compartilhadas por padrão. Em seguida, adicione suas idéias em novas conversas ou acompanhe as idéias mais antigas como resposta às conversas existentes. Isso mantém seu bate-papo mais focado.
À medida que você trabalha com suas idéias, é provável que você compartilhe arquivos do Google Docs, Planilhas e Apresentações no Chat do Hangouts. Esses arquivos terão suas permissões de compartilhamento alteradas automaticamente para compartilhá-los com toda a equipe naquela sala, e será fácil encontrá-los novamente mais tarde com os filtros de documentos do Hangouts Chat em sua ferramenta de pesquisa.


Flock (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
A melhor opção para tomar decisões rapidamente via chat
flock
Imagine o seguinte cenário: você precisa descobrir algo. Então, no Flock, você inicia um novo bate-papo, adiciona as pessoas de que precisa e começa a falar sobre isso. Responda à mensagem de alguém, e Flock citará o que eles disseram logo abaixo da sua resposta – como em um fórum.
Precisa compartilhar arquivos? Conecte o Google Drive para ver uma lista de arquivos recentes na barra lateral e compartilhe o arquivo diretamente na conversa. Se você precisar conversar pessoalmente, toque no ícone da câmera para abrir um bate-papo por vídeo Appear.in – ou toque no e-mail para enviar um e-mail para o grupo quando o bate-papo não for suficiente.
Depois de expor todas as opções para seus colegas, toque no ícone de pesquisa para que sua equipe vote no que fazer rapidamente. Em seguida, na lista de tarefas compartilhadas – novamente na barra lateral – adicione tarefas para tudo o que precisa ser concluído e atribua-as às pessoas certas. É uma maneira rápida e acionável de conversar com sua equipe e fazer projetos saírem do papel (ou da tela). 


Discord (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
Para bate-papo por voz que esteja sempre disponível 
discord
O Discord é um rádio CB reinventado para a web, incorporado a um aplicativo de bate-papo para equipes. O lado do bate-papo da equipe funciona da mesma maneira que você esperaria, semelhante ao HipChat ou Slack original nos primeiros dias. Existem canais para cada tópico que você deseja discutir, reações emoji para fornecer feedback rápido e mensagens fixadas para que você não perca o controle de idéias importantes.
Por trás de todos os canais de voz, há telefonemas sempre ativos, onde você pode conversar com qualquer pessoa da sua equipe. Você pode manter o microfone desligado e pressionar uma tecla para começar a falar sempre que quiser. Ele foi desenvolvido para jogos, com uma exibição de sobreposição que mostra canais de voz na lateral dos seus jogos – mas pode ser útil para conversar com colegas enquanto trabalhava remotamente em um Google Doc compartilhado. E você pode adicionar rapidamente alguém de outra equipe aos seus bate-papos, com o DiscordTag ou o link “Instant Invite” que permite compartilhar um servidor de bate-papo com qualquer pessoa.


Cisco Webex Teams (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
Para compartilhar idéias no bate-papo
cisco
Às vezes, uma imagem vale mais que mil palavras. O Cisco Webex Teams é um aplicativo de bate-papo em equipe desenvolvido para equipes criativas que preferem discutir tópicos através de imagens. Ele mantém o bate-papo simples, com mensagens diretas que permitem criar uma nova sala com apenas um clique.
Todo o resto fica para o lado, com um painel de aplicativos que permite iniciar uma chamada de voz ou vídeo ou compartilhar arquivos com sua equipe. Toque no quadro branco para um novo canva onde você pode esboçar suas idéias em um quadro virtual para uma maneira rápida de mostrar à sua equipe o que você está discutindo. E quando você precisa conversar em vez de teclar, o Webex Teams inclui bate-papo por voz e vídeo com tecnologia da Cisco que funciona com os dispositivos VoIP da Cisco.


Mattermost (Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Web)
Para bate-papo em equipe auto-hospedado
mattermost
Deseja um aplicativo de bate-papo em equipe que seja profundamente personalizável e possa ser executado nos servidores da sua empresa? O Mattermost é a ferramenta a ser usada. É um aplicativo de bate-papo em equipe auto-hospedado com as principais ferramentas de bate-papo que sua equipe espera, além de opções para personalizar quase tudo sobre como sua equipe trabalha em conjunto.
A experiência principal do bate-papo é muito parecida com o Slack, com uma resposta única às mensagens que mostra todas as respostas juntas, alinhadas com o restante das conversas. Você pode manter as conversas mais organizadas, criando quantas equipes quiser, cada uma com seus membros e canais. Depois, com ele hospedado em seus servidores, você pode ajustar tudo: os idiomas disponíveis na interface do usuário, o servidor de armazenamento de arquivos, o design da sua página de login, como sua equipe efetua login e muito mais. Você pode até criar versões personalizadas de seus aplicativos móveis. Se sua equipe possui políticas rígidas de comunicação, é o aplicativo de bate-papo ideal pois funciona da maneira que você precisa.


ChatWork (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
A melhor opção para conversar em várias equipes
chatwork
Trabalha com pessoas de fora da empresa com frequência, talvez manipulando relacionamentos com fornecedores ou contratando várias equipes ao mesmo tempo? O ChatWork é uma rede social para bate-papo de negócios. Você adicionará um perfil completo à sua conta, com informações de contato e um ID do Chatwork que qualquer pessoa pode usar para adicionar você aos bate-papos.
Você pode participar de bate-papos em grupo na sua empresa, enviar mensagens a qualquer pessoa com um ID do Chatwork ou iniciar novos bate-papos em grupo públicos ou privados. O chatwork mantém todos aqueles juntos na barra lateral esquerda para que você possa pular rapidamente entre conversas e equipes sem perder nada. Consolida até menções de todas as equipes em que você participa – e inclui uma lista de tarefas para gerenciar todos os itens acionáveis de cada conversa – para ajudar a reduzir o ruído.


Ryver (Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Web)
Para adicionar mais detalhes a mensagens importantes
ryver


Às vezes, você publica uma ideia rápida para conversar, apenas para adicionar meia dúzia de idéias nas mensagens subseqüentes. O Ryver ajuda a organizar aqueles com sua ferramenta Postagens. Selecione quantas mensagens você precisar – de você ou de outras pessoas – e adicione um assunto e uma mensagem de formato longo que se expanda em seus pensamentos. O Ryver mesclará sua mensagem e as postagens de bate-papo, adicionando-as à guia Postagens do seu bate-papo. Em seguida, você pode acompanhar essas postagens e outras tarefas com seu quadro Kanban integrado.
Então, se você estiver preocupado com o fato de esquecer de acompanhar uma mensagem, há um botão “Definir lembrete” em cada bate-papo e postagem longa, para que o Ryver o notifique novamente sobre essa mensagem. Isso, combinado com a página Notificações, ajuda você a não perder conversas importantes. E se você precisar trazer alguém de fora da sua equipe para a sua conversa, qualquer pessoa pode convidar um membro convidado – mas lembre-se, eles poderão ver todo o histórico do fórum (nome que o Ryver usa para os grupos de bate-papo).


Zoho Cliq (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
O melhor para várias conversas ao mesmo tempo
cliq
Zoho Cliq se diferencia de outros aplicativos de bate-papo em sua aparência e estilo. Em vez de ter uma conversa em exibição por vez, ele permite abrir várias mensagens de bate-papo e conversas privativas com cada colega, em cada coluna do programa. Ao invés de alternar entre as conversas usadas com mais frequência, você pode mantê-las todas abertas ao mesmo tempo. Outro recurso diferenciado, chamado Prime Time, permite usar o Zoho Cliq como um serviço de transmissão, transmitindo vídeo em tempo real para qualquer pessoa da equipe que se sintonizar.
Zoho Cliq se integra perfeitamente a outros aplicativos Zoho, tornando-se a escolha ideal para aqueles que já estão utilizando a plataforma. Também tem preços competitivos, com o custo por pessoa por mês diminuindo conforme o número de membros que você possui.


RingCentral Glip (Android, iOS, Windows, Mac, Web)
Para bate-papo em equipe com foco em chamadas
ring
O bate-papo é útil para a maioria das conversas mas, às vezes, é mais fácil resolver o assunto com uma ligação. Glip, o aplicativo de bate-papo do provedor de voz na internet RingCentral, foi projetado para ambos. Como muitos aplicativos de bate-papo, inclui uma ferramenta de chamada integrada para uma rápida chamada de vídeo ou áudio. Só que desta vez, ele é equipado com o RingCentral, para que você possa ligar para outras pessoas com telefones equipados com o RingCentral, mesmo que não estejam usando o Glip.
Também ajuda a acompanhar o que você conversa. O bate-papo é ótimo, já que há um registro escrito de tudo, onde, com as ligações telefônicas, você precisa manter registros do que fazer em seguida. Você pode fazer isso rapidamente no Glip, com suas páginas dedicadas para tarefas, calendário e anotações em um único local, para acompanhar tudo o que sua equipe faz e discute.


Aplicativos alternativos de bate-papo entre equipes
Ainda está procurando algo diferente? Aqui estão outros ótimos aplicativos para experimentar, cada um com uma visão única de bate-papo ou chat entre equipes:


Fleep:
Precisa de um aplicativo de bate-papo mais focado em mensagens diretas – e que ainda funcione com email? Fleep é a ferramenta para você. Você pode fazer bate-papos em grupo ou privados, entrando facilmente na conversa mais recente na barra lateral. E se você quiser adicionar alguém a uma conversa, basta digitar o endereço de e-mail deles – eles podem entrar no bate-papo ou apenas ler e responder por e-mail. 

Yammer:
Sempre quis uma rede no estilo do Facebook para sua empresa? O Yammer, agora parte do Microsoft Office 365, permite que você atualize sua equipe sobre o que está acontecendo, com botões e comentários como o esperado no Facebook. E inclui bate-papo no estilo Messenger para conversas em tempo real. 

Convo
Precisa de feedback sobre o seu trabalho? O Convo também é construído em torno de um feed de atualizações nas redes sociais, mas possui mais do que um botão de curtir. Você também pode adicionar anotações às imagens e arquivos que sua equipe compartilha para obter feedback direto. Além disso, você pode receber em seu email atualizações reais de mídia social e muito mais, tudo isso no feed de um aplicativo com todas as suas conversas. 200 posts no histórico de postagens 


Flowdock
É confuso ter mensagens de bate-papo e notificações de aplicativos nas mesmas conversas? O Flowdock simplifica as coisas com uma caixa de entrada separada para notificações, para que você possa receber atualizações de sua equipe e aplicativos em locais separados. 


IRCCloud
O IRCCloud é uma abordagem moderna do bate-papo tradicional do IRC. Você pode conversar com sua equipe em um servidor de IRC privado ou participar de canais abertos de IRC para conversar com outras equipes. 


Rocket Chat
O bate-papo não é apenas para sua equipe – também é uma ótima maneira de conversar com seus clientes. O Rocket.chat permite combinar os dois, com um bate-papo ao vivo no seu site, que envia mensagens para o aplicativo principal de bate-papo da equipe. E pode ser auto-hospedado em seus próprios servidores. 


Symphony
Precisa acompanhar muitos dados em suas salas de bate-papo? O Symphony pode exibir preços das ações, atualizações da Web e outros feeds dentro da sua interface de bate-papo. Você pode até refinar o bate-papo da própria empresa com sinais para monitorar apenas palavras-chave específicas em todas as conversas – mesmo de outros usuários com os perfis públicos do Symphony. 


Aplicativos com bate-papo incluídos
O Basecamp inclui uma sala de bate-papo da Campfire em cada projeto4
Outra opção é usar uma ferramenta de bate-papo incorporada a outro aplicativo que você já utiliza, talvez um aplicativo de gerenciamento de projetos ou documentos. Em vez de algo dedicado ao bate-papo, você pode usar algo mais simples que já faça parte de outra ferramenta existente. Essa funcionalidade de bate papo dentro de outras ferramentas geralmente incluem menos recursos, mas também fornecem à equipe um aplicativo a menos que eles precisariam instalar.
Desde aplicativos multifuncionais que incluem ferramentas para tudo, até aplicativos de tarefas mais focados que também têm bate-papo, selecionados alguns dos melhores aplicativos com ferramentas de bate-papo inclusas:


Basecamp:
Os projetos podem ficar confusos com arquivos aqui, compromissos ali e pedaços de detalhes espalhados por bate-papos e e-mails. O Basecamp reúne tudo isso em um único local para cada detalhe do projeto – e uma sala de bate-papo em equipe dedicada para esse projeto também. 


Flow:
Gerencie suas tarefas com sua equipe ou em sua própria lista particular e converse sobre todas elas com salas de bate-papo dedicadas e mensagens diretas para manter suas comunicações entre os projetos e equipes.


Quip
O Quip combina documentos, planilhas e bate-papo em equipe em um aplicativo. Você pode formatar o texto em um clique, adicionar dados de uma planilha no meio de um documento e conversar sobre as alterações com sua equipe em uma barra lateral. 


Hive
Crie um fluxo de trabalho para sua equipe e fale sobre ele no mesmo local, com os quadros no estilo “kanban” e o chat integrado do Hive. Isso ajudará você a manter seus projetos em andamento e com o devido acompanhamento. 


Samepage
Às vezes, a melhor maneira de acompanhar o que você está trabalhando é escrever tudo o que é importante em um só lugar. Samepage ajuda sua equipe a entrar “na mesma página” com um documento colaborativo que sua equipe pode editar juntos e em tempo real enquanto conversam sobre o assunto. 


Bitrix24
Este aplicativo faz de tudo um pouco: projeto, eventos, contatos, RH e muito mais. E também é ótimo no bate-papo. Existe uma rede social interna que une tudo, com o bate-papo em grupo que vem com seu próprio aplicativo dedicado para conversas. 


Podio
Sua equipe precisa de aplicativos para gerenciar projetos, organizar contatos, acompanhar vendas – além de ferramentas para comunicação? O Podio, parte da família de aplicativos Cisco, faz tudo. É uma ferramenta de criação de aplicativos com uma rede social integrada para compartilhar o que você está trabalhando e uma ferramenta simples de bate-papo para conversar com colegas. 


Hora de começar a conversa
Se sua equipe precisa de um aplicativo de bate-papo dedicado ou de uma ferramenta de projeto que também inclua bate-papo, há mais maneiras de conversar com sua equipe do que nunca. As ferramentas mais simples permitem organizar bate-papos em conversas e conversar em tempo real; o mais avançado permite que você automatize as coisas com bots e salte em uma vídeo chamada quando o texto não estiver cortando.

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.