É possível responder um questionário do Google Forms… off-line?

Tabela de Conteúdos

O Google Forms é uma das ferramentas mais populares e eficientes para criar qualquer tipo de formulário online, apresentando enorme flexibilidade e oferecendo muitas possibilidades para criar diferentes opções de perguntas, além de ser completamente integrado às outras ferramentas do Google Drive, permitindo, por exemplo, acrescentar dados de diferentes planilhas. O Google Forms se tornou rapidamente uma ferramenta simples para criar pesquisas online para diferentes finalidades.
A fim de continuar a oferecer ferramentas úteis para seus usuários, o Google Forms anunciou recentemente o lançamento de algumas atualizações. De acordo com a Tiempo de Negocios, os novos recursos dessa versão incluem a validação inteligente de respostas, com formulários que sugerem uma validação de resposta baseando-se na pergunta e no campo solicitado no formulário. Outro recurso acrescentado nessa nova atualização é que, a partir de agora, os usuários dos formulários também poderão solicitar upload de arquivos aos usuários fora de sua empresa.
Entretanto, há situações em que infelizmente o Google Forms não atende às necessidades dos usuários, como por exemplo, se for necessário utilizar um formulário off-line. Nessas situações, torna-se imprescindível encontrar uma alternativa que cubra todas as contingências possíveis.

Pesquisa off-line? Um problema não solucionado

Os profissionais experientes na realização de pesquisa em campo sabem que a coleta de informações em locais onde não há Internet é uma situação com a qual é necessário lidar com certa frequência. Esses profissionais, que precisam de um formulário móvel ou online (ao invés de voltar a usar caneta e papel), devem possuir uma ferramenta confiável, que funcione adequadamente independente de não haver conexão à Internet.
O principal problema para os usuários do Google Forms ocorre quando eles precisam utilizar essa ferramenta para entrevistar pessoas onde a conexão à Internet é fraca ou inexistente.
Por que esses usuários enfrentam esse problema? Porque, infelizmente, até agora, não é possível trabalhar com o Google Forms off-line. Conforme explicamos em um artigo anterior, apesar da grande quantidade de atualizações, é necessário destacar que a possibilidade de editar o Google Forms off-line ainda não existe. O usuário pode acessar os dados coletados por meio do Google Forms em modo off-line, mas não podem aplicar os questionários a menos que estejam conectados.
Enquanto é possível usar as diferentes ferramentas do Google Drive sem conexão (você pode encontrar um guia para ativar essa funcionalidade aqui), o mesmo não se aplica ao Google Forms.
Devido a essa impossibilidade de operar sem Internet, o Google Forms se torna um problema para o trabalho diário com pesquisas, assim como para trabalhos de campo nos quais a conexão com a Internet é inexistente.

Quais são as alternativas?

Em um artigo anterior “5 vantagens das pesquisas off-line em relação aos questionários digitais”, explicamos que embora questionários digitais e pesquisas da Internet tenham se tornado um tendência que prevalece, “as pesquisas off-line não desapareceram, e encontraram uma posição privilegiada, criada pelas novas tecnologias, para superarem com seus próprios méritos as pesquisas online,  oferecendo vantagens que os formulários online não podem oferecer, mesmo sendo a escolha mais popular em todas as áreas”.
Para prevenir problemas relacionados à limitação de funcionalidades do Google Forms ao coletar informações em locais sem Internet, felizmente há hoje melhores opções, tais como o DataScope, uma plataforma web que oferece formulários móveis para pesquisas off-line, disponíveis para smartphones e tablets.
Trazendo novamente alguns pontos do artigo anterior, vamos revisar algumas das vantagens que os formulários off-line oferecem para a atividade de coleta de dados em pesquisas:

  1. Eles não dependem de conectividade

 Formulários off-line de diferentes usos permitem que empresas e outras organizações salvem as informações coletadas retirando-as de um aparelho móvel não conectado a um servidor, Internet ou serviço de dados móveis.
O que acontece com os dados se a Internet estiver indisponível ou se o servidor estiver inoperante? Diferentemente da experiência oferecida pelo Google Forms, as respostas serão enviadas assim que a conexão for restabelecida, evitando a perda de dados.

  1. Coleta de dados em qualquer lugar

Os formulários off-line oferecidos pelo DataScope permitem a coleta de informações com um tablet ou smartphone, fora da cidade e em locais remotos, bem como formulários para coleta de dados em bares, shoppings ou até mesmo no transporte público. As possibilidades são inúmeras.

  1. Disponível em versão web, iOS e Android

Grande parte das novas modalidades de pesquisa off-line está disponível em diversos sistemas operacionais: web, iOS e Android, o que torna esses formulários off-line acessíveis a qualquer usuário que precise dessa ferramenta 24h por dia e em qualquer lugar.

  1. Conteúdos mais ricos

Enquanto o Google Forms permite a inclusão de alguns dados adicionais ao formulário, com ferramentas tais como o DataScope o entrevistador pode incluir conteúdos extras ao enviar a pesquisa, tais como fotos do local da coleta, sua assinatura, a localização de GPS onde a pesquisa foi realizada, bem como o registro de data e horário em que foi realizada a pesquisa, para que seja checada sua veracidade.

  1. Os formulários off-line também são pesquisas online!

A principal vantagem das versões mais recentes das pesquisas off-line é que, contanto que tenham acesso à Internet ou acesso a um serviço de dados móveis, é possível enviar os formulários em tempo real.
Funciona como uma pesquisa online, mas em qualquer local em que o usuário estiver!
Caso você obrigatoriamente precise realizar pesquisas em locais sem Wi-Fi e sem conexão à Internet, a melhor opção são os formulários para pesquisa off-line, que permitem superar as limitações do Google Forms e, certamente, são muito mais eficientes que recorrer à caneta e ao papel!
 
 

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

DataScope

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.