5 vantagens das pesquisas off-line em relação aos questionários digitais

Tabela de Conteúdos

Quem nunca participou de alguma pesquisa pelo menos uma vez na vida? De pesquisas off-line (feitas com formulários em papel), para coleta dos dados do censo populacional, aos questionários digitais, que se tornaram populares em diferentes plataformas desde a chegada da Internet, essas técnicas de coleta de dados ainda são muito populares tanto no setor privado quanto no setor público.
Nesse sentido, a digitalização da coleta de dados tem oferecido grandes vantagens em relação às tradicionais pesquisas off-line. Formulários digitais podem ser encaminhados a milhares de respondentes simultaneamente e podem reduzir custos entre 25% e 40%, além de serem altamente customizáveis. Outra vantagem dessa tecnologia tem a ver com seu alcance: os níveis de participação em uma pesquisa digital podem aumentar consideravelmente, graças à agilidade e facilidade para acessar esse tipo de formulário, permitindo o alcance de audiências selecionadas.
Entretanto, apesar das grandes vantagens dos questionários digitais, as pesquisas off-line não desapareceram, e encontraram uma posição privilegiada, criada pelas novas tecnologias, para superarem com seus próprios méritos as pesquisas on-line, oferecendo vantagens que os formulários on-line não podem oferecer, mesmo sendo a escolha mais popular em todas as áreas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a pesquisa de opinião está rapidamente se tornando on-line: o uso de questionários digitais é mais barato, mais rápido e oferece maior flexibilidade em relação ao design do formulário. Além disso, tem vantagens substanciais em relação à qualidade dos dados, se comparado às pesquisas telefônicas. Seguindo essa tendência, pesquisas via web estão sendo adotadas em todos os setores da indústria, desde pesquisas de marketing até às pesquisas eleitorais realizadas pelo Escritório da Comunidade Americana de Pesquisas.
Entretanto, é importante observar questões relacionadas aos dados produzidos e ao público alvo. “É cada vez mais importante avaliar a precisão dessas pesquisas. Pesquisas que incluem como público entrevistado somente os usuários da Internet (e que, além disso, tenham disponibilidade para responder pesquisas on-line) correm o risco de produzir resultados tendenciosos. E, de fato, uma parcela significativa da população americana não pode ou não irá completar uma pesquisa via Internet”, destaca a Pew Research Center, instituição americana que pesquisa informações e tendências que moldam a política dos Estados Unidos e do mundo.
Além do problema relacionado à confiabilidade dos dados, já que nem todos os públicos a serem entrevistados têm acesso à Internet, ter controle sobre os informantes também é uma tarefa difícil. Por exemplo, uma questão difícil  é possível evitar que a mesma pessoa responda a mesma pesquisa duas vezes. Outro ponto complicado é garantir que o entrevistado escolhido seja realmente parte do grupo que precisamos contatar. Essas e outras questões devem ser levadas em consideração antes de optar pelas pesquisas via web.
Qual é então a contribuição que formulários off-line, disponíveis em smartphones, podem trazer para complementar as pesquisas digitais? Vamos analisar as suas principais vantagens:

  1. Os formulários off-line não dependem de conectividade

Formulários off-line permitem que empresas salvem as informações coletadas a partir do backup em um aparelho móvel não conectado a um servidor, Internet ou serviço de dados móveis.
O que acontece com os dados se a Internet estiver indisponível ou se o servidor estiver inoperante? Diferentemente da experiência oferecida pelo Google Forms, as respostas serão enviadas assim que a conexão for restabelecida, evitando a perda de dados.

  1. Coleta de dados em qualquer lugar

Os formulários off-line oferecidos pelo DataScope permitem a coleta de informações com um tablet ou smartphone, fora da cidade ou em locais remotos, bem como formulários para coleta de dados em bares, shoppings ou até mesmo no transporte público. As possibilidades são inúmeras.

  1. Disponível em versão web, iOS e Android

Grande parte das novas modalidades de pesquisa off-line está disponível em diversos sistemas operacionais: web, iOS e Android, o que torna esses formulários acessíveis a qualquer usuário que precise dessa ferramenta 24h por dia e em qualquer lugar.

  1. Conteúdos mais ricos

Enquanto o Google Forms permite a inclusão de alguns dados adicionais ao formulário, com ferramentas tais como o DataScope o entrevistador pode incluir conteúdos extras ao enviar a pesquisa, como fotos do local da coleta, assinaturas, a localização de GPS onde a pesquisa foi realizada, bem como o registro de data e horário em que foi realizada a pesquisa, para que seja checada a sua veracidade.

  1. Os formulários off-line também são pesquisas on-line!
DataScope

A principal vantagem das versões mais recentes das pesquisas off-line é que, contanto que tenham acesso à Internet ou acesso a um serviço de dados móveis, é possível enviar os formulários em tempo real. Funciona como uma pesquisa on-line, mas em qualquer local em que o usuário estiver!
Caso você precise realizar pesquisas em locais sem Wi-Fi e sem conexão à Internet, a melhor opção são os formulários para pesquisa off-line, que permitem superar as limitações do Google Forms e, certamente, são muito mais eficientes que recorrer à caneta e ao papel!
 

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.