Checklist para melhor a eficiência da sua empresa

Como usar checklists para melhorar a eficiência da sua empresa?

Os checklists são ferramentas usadas para organizar melhor suas tarefas e para verificar quais delas são as mais importantes. Eles foram criados para diminuir erros e garantir consistência e integridade no cumprimento de tarefas.

Quando você tem aquelas semanas ocupadas com tantas coisas para fazer e pouco tempo, seria ótimo ter uma ferramenta que possa ajudá-lo a organizar a grandes tarefas e a gerenciar melhor seu trabalho, certo? Essa ferramenta é o checklist, utilizado para realizar verificações de rotina e garantir que a pessoa responsável por essas verificações tenha controle sobre tudo o que foi feito e que precisa ser feito.

O que é um checklist?

São listas criadas para realizar atividades repetitivas, controlar a conformidade por meio de uma lista de requisitos ou coletar dados de maneira ordenada e sistemática. Eles são usados para fazer verificações padronizadas de atividades ou produtos, certificando-se de que o responsável pela tarefa não se esqueça de nenhum ponto importante.

Para que servem os checklists?

Você pode usar checklists para as seguintes tarefas:

• Realização de atividades nas quais é importante que nenhuma etapa seja esquecida ou em que as tarefas sejam executadas em uma ordem estabelecida.
• Realização de inspeções onde deve ser registrado quais foram os pontos checados.
• Verificar ou examinar artigos.
• Examinar ou analisar a localização dos defeitos encontrado e verificar as causas dos defeitos.
• Verificação e análise de operações.
• Coletar dados para análise futura.

Por que usar checklists?

Quando você faz algo que envolve várias etapas, é fácil esquecer uma ou duas delas. Usar um checklist garante que você não se esqueça de nada. Se você sempre faz tarefas repetitivas e quer desempenhá-las corretamente todas as vezes, o checklist é uma ferramenta indispensável.

Os checklists poupam seu tempo porque você não precisa usá-lo para lembrar de cada etapa, se concentrando na execução das tarefas. Os checklists também permitem delegar tarefas com confiança e eficácia. Usar um checklist é uma excelente maneira de tornar nossa vida mais simples e nossos negócios mais produtivos.

Como usar checklists?

Antes de criar um checklist, você deve saber o que é necessário para fazê-lo corretamente. Aqui vamos revisar alguns pontos.

• Os checklists devem ser claramente estabelecidos e devem incluir todos os aspectos que possam fornecer dados de interesse para a organização.
• Um checklist eficaz deve estabelecer claramente o que deve ser verificado, qual é o critério de conformidade ou não-conformidade e a frequência de controle ou verificação.
• Deve ter uma seção de observações para fornecer informações adicionais.
• Eles podem ser usados para obter dados ou controlar a evolução de uma característica ou de uma atividade.
Checklists também são usados para relatar, diariamente, o status de operações e avaliar uma tendência ou dispersão da produção, sem a necessidade de estatísticas ou gráficos mais complexos.

Como fazer um checklist efetivo

Cada item deve ser claro e sucinto. A clareza facilitará o trabalho das pessoas envolvidas.
Organize os itens por categoria. Isso permite que você navegue facilmente entre as diferentes seções e encontre rapidamente os itens em que está trabalhando.
Eles devem ser fáceis de entender e usar. Crie etapas simples que lembrem ao usuário, de maneira direta, quais etapas seguir.
Continue refinando o checklist. Melhorias contínuas tornarão sua checklist mais eficaz.

Os checklists ajudam você a manter consistência e boas práticas de uma maneira muito fácil e conveniente. Eles também ajudam você a economizar recursos e energia. Sua equipe só precisa seguir o que já foi desenvolvido.

Por que o checklist é uma ferramenta essencial para os negócios?

Eles melhoram a colaboração e a delegação de tarefas e, como consequência disso, podem aumentar a produtividade da sua empresa. Usando checklists, mais pessoas poderão executar tarefas mais especializadas, pois elas podem aprender como isso é feito.

Os checklists concentram a atenção no trabalho em questão e garantem que nada seja esquecido. Há muitos benefícios de usar checklists. Alguns deles são:

Organização. Checklists fornecem uma estrutura lógica.

Motivação. Ser capaz de observar a progressão motiva você a continuar trabalhando.

Produtividade. Você consegue trabalhar mais.

Criatividade. Checklists ajudam a sua mente a pensar fora da caixa, desenvolvendo ideias que você não teve antes.

Delegação. Ao trabalhar com checklists, pode ficar claro que certas tarefas são mais adequadas para membros específicos da equipe.

Excelência. Quando nada é esquecido, a qualidade do trabalho melhora.

Em alguns casos, os checklists podem ser a diferença entre a vida e a morte. Quando se trata de primeiros socorros, seguir um checklist garante que nada seja esquecido e certamente pode salvar vidas.

 

datascope-logo-mydatascope.com

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Learn how to stop using paper today!



Leave a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Comece hoje mesmo sua prova gratuita e deixe de lado o papel!